21 de junho de 2023

Amaggi Regenera é apresentado no Better Cotton Conference, em Amsterdam

Juliana Lopes apresenta o Amaggi Regenera no Better Cotton Conference.

Investir em uma agricultura que conecte as práticas dos sistemas agrícolas com a natureza, assegurando a longevidade do ecossistema e tornando o ambiente cada vez mais sustentável, resiliente e saudável. Com esse propósito, a AMAGGI lançou o programa Amaggi Regenera, nesta quinta-feira (22), durante o Better Cotton Conference, em Amsterdam, na Holanda.

Presentes no evento, os diretores da AMAGGI, Pedro Valente, de Produção Agro, e Juliana Lopes, de ESG, Comunicação e Compliance da companhia, apresentaram os principais pilares do programa, que concilia conhecimento e tecnologia às soluções baseadas na natureza.

Programa desenvolvido em parceria com a reNature, organização especialista em agricultura regenerativa, a AMAGGI, apoiada pela ABRAPA (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), apresentou o Amaggi Regenera, demonstrando seu compromisso com o futuro da vida no nosso Planeta.

“A agricultura regenerativa vai além da conservação, pois através de práticas regenerativas no campo, a fixação de carbono no solo e, consequentemente, o equilíbrio do clima são favorecidos. Ao ser usado de forma correta, o solo se recompõe, o ecossistema se regenera e o mercado é abastecido”, afirma Pedro Valente, diretor de Produção Agro da AMAGGI.

A AMAGGI já adota há anos boas práticas agrícolas em suas fazendas para grãos e fibras. O Amaggi Regenera vem para sistematizar essas práticas, medindo os resultados e impactos, e escalonando as melhores iniciativas junto aos produtores rurais de sua cadeia produtiva, a fim de tornar a empresa uma referência global em agricultura regenerativa e de baixo carbono.

Para alcançar os objetivos, a companhia vai monitorar os resultados, dando transparência aos impactos alcançados. Todas as práticas testadas e implementadas no campo contam com o apoio da ciência, por meio de parceiros como a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), entre outros.

“O Amaggi Regenera reforça o compromisso da AMAGGI em chegar às emissões líquidas zero até 2050, com estratégias de descarbonização até 2035, conforme Science-Based Targets initiative (SBTi), sobretudo a partir da promoção da agricultura regenerativa, de baixo carbono, capaz de proteger a biodiversidade. Daremos escala ao programa por meio da disseminação das melhores práticas junto a outros produtores rurais, inclusive os agricultores familiares”, afirma Juliana Lopes, diretora de ESG, Comunicação e Compliance da AMAGGI.

Compromisso ambiental

As fazendas da AMAGGI encontram-se, há pelo menos 15 anos, livres de desmatamento e conversão de vegetação nativa. A fim de minimizar impactos socioambientais, a empresa adota as melhores práticas agrícolas em suas propriedades, como controle biológico, plantio direto, sucessão de culturas e cultivo sem uso de irrigação.

Paralelamente, a AMAGGI possui maquinários modernos e com conectividade e tem a mais moderna agricultura de precisão. A tecnologia aplicada no campo garante o uso eficiente de recursos naturais e a transição para a utilização de bioinsumos.

Todas essas práticas possibilitam a redução das emissões de gases que causam o efeito estufa e a fixação do carbono no solo, aumentando os impactos positivos no ambiente.

Pilares centrais do Amaggi Regenera

O Amaggi Regenera atua com três pilares centrais: solo, biodiversidade e pessoas, com resiliência econômica como pilar transversal.

No solo, cuja restauração deve ser pensada como um processo constante, a AMAGGI incentiva práticas como o plantio direto com plantas de cobertura, agricultura de precisão e uso responsável da água e de biodefensivos, que reduzem o uso de insumos químicos, entre outras ações.

Na biodiversidade, a AMAGGI contribui por meio do controle biológico de doenças, manejo integrado das pragas, conservação e restauração de áreas de vegetação nativa, que ajudam o transporte de seres vivos e micro-organismos dentro das áreas cultivadas.

Já com relação às pessoas, essas são o grande motor de transição para a agricultura regenerativa. Por isso, o Amaggi Regenera propõe disseminar conhecimento e influenciar produtores rurais e agricultores familiares, a fim de que todos possam contribuir com a perenidade do solo e da vida.

Saiba mais sobre o programa, acesse: https://www.amaggi.com.br/amaggi_regenera/

Sobre a AMAGGI

 Fundada em 1977, a AMAGGI é a maior empresa brasileira de grãos e fibras. Presente em diversas etapas da cadeia do agronegócio, a companhia atua na produção agrícola de grãos, fibras e sementes, originação, processamento e comercialização de grãos e insumos. Além de transporte fluvial e rodoviário de grãos, operações portuárias, geração e comercialização de energia elétrica renovável.

Com sede em Cuiabá (MT), a AMAGGI está presente em todas as regiões do Brasil, com fazendas, armazéns, escritórios, fábricas, frota fluvial e rodoviária, terminais portuários e centrais hidroelétricas. São 74 unidades localizadas em 42 municípios de nove estados. No exterior, a empresa possui unidades e escritórios na Argentina, China, Holanda, Noruega, Paraguai, Suíça e Singapura.

A AMAGGI produz anualmente cerca de 1,2 milhão de toneladas de grãos e fibras, entre soja, milho e algodão. A Companhia possui uma base de relacionamento comercial de aproximadamente seis mil produtores rurais e, em 2022, comercializou cerca de 18,6 milhões de toneladas de grãos e fibras em todo o mundo.

Acompanhe a AMAGGI