Sustentabilidade
AMAGGI

Posicionamento Global
de Sustentabilidade

Um desempenho compatível com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) só é possível em parceria com a sociedade civil, organizações não-governamentais, fornecedores, clientes, governo e outros.

É com esta visão que lançamos, em 2017, o Posicionamento Global de Sustentabilidade. O objetivo é dar clareza e transparência de nossa estratégia de sustentabilidade a todos os stakeholders.

Também queremos aprofundar a sinergia de nossas operações pelo mundo, mantendo-as alinhadas à Missão, Visão e Valores, bem como ao plano de negócio da organização.

Nosso posicionamento é baseado nos seguintes princípios:

Mostrar Mais
  • Garantir a boa governança e a transparência de sua atuação, por meio da conformidade legal e da gestão de riscos;

  • Ter viabilidade econômica, agregar valor aos acionistas e colaboradores, e compartilhar valor com a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento local;

  • Ser socioambientalmente responsável e promover a melhoria contínua da gestão socioambiental em suas operações e sua cadeia de valor;

  • Promover o respeito aos direitos humanos e ao trabalho digno em suas operações e sua cadeia de valor

  • Promover o crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores, valorizando a diversidade e buscando a melhoria contínua das condições de trabalho, saúde e segurança;

  • Contribuir com a promoção da segurança alimentar e nutricional.

A partir do Posicionamento Global, foi criado o Plano de Sustentabilidade que aborda
as questões atuais para a AMAGGI e stakeholders, incluindo os temas materiais vigente.

Metas ESG e
Ações Globais 2030

Em 2021, para dar maior clareza a estratégia ESG da AMAGGI aos nossos stakeholders, atualizamos nossos compromissos e assumimos metas publicamente.

A proposta é publicitar suas prioridades de atuação até 2030, garantindo, anualmente, transparência aos avanços já realizados para atingimento dos seus compromissos. Assim, a empresa demonstra que não se manterá inerte. Pelo contrário, trabalhará incansavelmente para que possa reportar em seu Relatório ESG e seu Relatório de Progresso anual a evolução dos resultados alcançados.

Fome Zero e Agricultura Sustentável

Oferecer produtos e soluções inovadores para uma cadeia ética, zero desmatamento e conversão de vegetação nativa, regenerativa e com baixa emissão de carbono.

Energia Limpa e Acessível

Investir em energia renovável, mantendo-se autossuficiente em sua produção x consumo.

Consumo e Produção Responsáveis

Ter uma cadeia de fornecedores de grãos 100% monitorada e rastreada, livre de desmatamento e conversão (Deforestation and Coversion Free – DCF) para produção agrícola até 2025, considerando todos os biomas, países e regiões onde está presente.

Ação contra a mudança global no clima

Chegar às emissões líquidas zero até 2050 (NetZero emissions), por meio de estratégias de descarbonização até 2035 e neutralização de eventuais emissões residuais, conforme Science-Based Targets initiative (SBTi), sobretudo a partir da promoção da agricultura regenerativa, de baixo carbono e capaz de proteger a biodiversidade.

Vida Terrestre

Manter-se zero desmatamento e conversão (Deforestationand Coversion Free – DCF) desde 2008 para produção agrícola em suas fazendas próprias, garantindo a sua expansão apenas em áreas já abertas.

Fome Zero e Agricultura Sustentável

Impulsionar as iniciativas que fortaleçam a produtividade agrícola e a renda dos pequenos produtores de alimentos, em especial as mulheres do campo e agricultores familiares.

Saúde e Bem-Estar

Garantir e fomentar a manutenção de um ambiente saudável que priorize a segurança, qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores e terceiros.

Educação de Qualidade

Aumentar significativamente o número de capacitações ofertadas aos colaboradores e terceiros pela Universidade AMAGGI.

Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Investir em ações voltadas para o desenvolvimento de fornecedores críticos de sua cadeia, bem como contribuir para a qualificação profissional de pessoas vulneráveis para acesso ao trabalho decente.

Cidades e Comunidades Sustentáveis

Evidenciar os impactos positivos gerados nas comunidades onde a empresa atua, priorizando projetos nos territórios mais estratégicos para os negócios e públicos de maior vulnerabilidade social, econômica e ambiental.

Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Garantir uma atuação que respeite e promova os Direitos Humanos em todas as suas operações e cadeia de valor, especialmente junto aos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais.

Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Manter disponível Canal Confidencial a todos os stakeholders e Canal Mulher para apuração de não conformidades com o Código de Ética e Conduta da AMAGGI.

Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Garantir a melhoria continua de governança corporativa da companhia e o relacionamento com todos os stakeholders, zelando pela cultura de integridade e ética, responsabilidade, gestão de riscos e boas práticas comerciais.

Parcerias e Meios de Implementação

Implementar melhorias no processo de comunicação de questões ESG relevantes aos stakeholders, em relação a métricas, indicadores, forma e conteúdo.

Redução das Desigualdades

Até 2025 implantar programa de diversidade, visando à inclusão social de todos.

Para conhecer mais sobre como está a evolução em cada uma das metas assumidas, acesse o Relatório ESG 2022 clicando aqui

Compromissos
Institucionais

Para alcançar suas metas ESG, a AMAGGI faz parcerias com iniciativas globais e locais alinhadas a estratégia de sustentabilidade, visando dar maior escalabilidade as ações.

Compromissos Institucionais

Como empresa de commodities, os produtos e serviços da AMAGGI são muito voltados para o mercado internacional. Ao assumir compromissos e integrar frameworks de importantes organizações e grupos de trabalho, respaldados pela ciência e pelas boas práticas, a AMAGGI se compromete, de maneira consistente, com a sustentabilidade e a promoção de negócios alinhados com as demandas globais da atualidade. São eles:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)

Objetiva engajar os países signatários a atuar em áreas cruciais para o desenvolvimento sustentável global. Elaborados em 17 objetivos com metas específicas, representa um esforço conjunto dos signatários para serem atingidos. Desde 2015, ano de seu lançamento, a iniciativa é apoiada pela AMAGGI, que articula os ODS em suas atividades e os divulga a todos os seus stakeholders.

Pacto Global da ONU

Visa engajar e sensibilizar organizações para disseminação dos Dez Princípios e dos ODS para os seus stakeholders. Signatária participante da Plataforma Ação para Comunicar e Engajar, a AMAGGI assumiu em 2020, a coordenação dessa plataforma para o biênio 2021 – 2022. A companha participa também das plataformas Ação pelo Agro Sustentável e Ação contra Corrupção. Em 2021, a AMAGGI também integrou a iniciativa “Entre Solos: semeando conexões”, iniciativa de diálogo sobre sustentabilidade no setor de alimentos e agricultura da Rede Brasil do Pacto Global.

Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura (PEAA)

Única brasileira, a AMAGGI integra essa iniciativa do Pacto Global desde seu lançamento, em 2014. Participou de todas as etapas de elaboração dos princípios. Junto com 20 empresas, o PEAA busca colaborar com o desenvolvimento de soluções eficientes e práticas para aumentar a segurança dos sistemas alimentares e a sustentabilidade da agricultura.

SBTi (Science Based Targets initiative) e Race to Zero

Em 2021 a AMAGGI aderiu à iniciativa SBTi, por meio da campanha Business Ambition for 1.5°C, e com isso agora também faz parte do movimento global Race to Zero da ONU.

Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
nas Rodovias Brasileiras — Programa Na Mão Certa

Desde 2014, apoia este programa da Childhood Brasil, que mobiliza empresas e entidades para promover o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas brasileiras.

Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção

Iniciativa do Instituto Ethos para promover um ambiente de negócios íntegro e ético. Reúne empresas que divulgam anualmente, na plataforma do Pacto, seus resultados pela erradicação do suborno e da corrupção. A AMAGGI integra o Pacto desde 2009.

Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo

Desde 2005, a AMAGGI é signatária desse compromisso, que busca a erradicação de toda forma de trabalho análogo ao escravo no país. Anualmente, a empresa submete à organização InPACTO o relatório de monitoramento com as ações realizadas para a erradicação do trabalho escravo na sua cadeia produtiva. A companhia também faz parte do Conselho Deliberativo do Instituto.

Programa Empresa Amiga da Criança

Iniciativa da Fundação Abrinq para mobilizar empresas no entorno de uma atuação social em benefício das crianças e dos adolescentes do Brasil. Participante desde 2009, a AMAGGI renovou o título em 2021, em reconhecimento a seu compromisso com a defesa das crianças e dos adolescentes.

Moratória Da Soja

Compromisso estabelecido em 2006 de não comercializar soja proveniente de áreas do bioma Amazônia desmatadas após 2008. Participam as indústrias e exportadoras filiadas à Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e à Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

Protocolo Verde dos Grãos

Busca evitar a comercialização de produtos de áreas desmatadas ilegalmente, com embargo ambiental ou ocorrência de trabalho escravo no estado do Pará. É uma iniciativa do Ministério Público Federal, Governo do Pará, Ministério do Meio Ambiente (MMA), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e empresas locais do setor. Visa também fortalecer o Cadastro Ambiental Rural (CAR) como ferramenta de ordenamento ambiental. A AMAGGI é signatária desde 2018, em razão do início de sua atuação no Pará.

Iniciativas
e Parcerias

Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura

Articulação brasileira que reúne empresas, governos, ONGs e sociedade civil pela promoção de uma economia de baixo carbono. A AMAGGI é líder do Fórum Desmatamento e membro do Grupo Executivo da Coalizão (GX). Atuamos como líderes do fórum que discute questões de desmatamento e integra a força tarefa para desenvolvimento de uma estratégia internacional.

Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove)

Entidade setorial que coopera na execução de políticas do setor e programas de sustentabilidade para a cadeia da soja.

Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT)

Unidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Mato Grosso. Reúne empresários e entidades daquele estado para discutir, entre outros temas, o atendimento à legislação ambiental e a evolução da sustentabilidade das indústrias.

Earth Innovation Institute e Balikpapan Challenge

Instituto internacional voltado à promoção de estudos e boas práticas para questões como segurança alimentar, proteção às florestas tropicais e mudanças climáticas.

Estratégia MT — Produzir, Conservar e Incluir (PCI)

Lançada pelo Governo de Mato Grosso durante a COP 21, a Estratégia busca alcançar uma visão de desenvolvimento social e econômico para 2030 por meio do uso sustentável dos recursos naturais. A AMAGGI é cofundadora do recém-criado Instituto PCI e faz parte da iniciativa desde 2015.

Grupo de Trabalho da Soja (GTS)

Formado por organizações da sociedade civil e por empresas, tem como objetivo o combate ao desmatamento na Amazônia.

Grupo de Trabalho do Cerrado (GTC)

Frente multissetorial que busca desenvolver e implantar soluções coletivas para eliminar o desmatamento no Cerrado, ligada à cadeia de soja.

Round Table on Responsible Soy Association (RTRS)

Associação que reúne produtores, comerciantes e processadores de soja de todo o mundo. Em parceria com bancos e organizações sociais busca garantir o cultivo de soja sustentável e a responsabilidade social do setor.

FGV EAESP

A Fundação Getúlio Vargas é parceira no cálculo do inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na Plataforma Pública de Registros do GHG, do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV.

Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM)

Parceira há mais de 15 anos em projetos científicos ligados às florestas e a interação com atividades humanas na Fazenda Tanguro, em Querência (MT). Em 2021, a AMAGGI ampliou a parceria com o IPAM para um projeto de Monitoramento de Biodiversidade em algumas fazendas da companhia em Mato Grosso.

Sea Cargo Charter

A AMAGGI é signatária da Sea Cargo Charter por meio de sua subsidiária AMAGGI Switzerland, comprometendo-se a divulgar as emissões climáticas de suas atividades marítimas internacionais e buscar a redução de seus fluxos marítimos de GEE.

The Nature Conservancy (TNC)

Realiza projetos para promover a adequação ambiental e a restauração florestal em propriedades rurais, e o engajamento de produtores para cultivo sustentável.

Caminhos da Semente

Frente que reúne mais de 160 organizações e 40 especialistas para promover a restauração ambiental por meio do uso da semeadura direta no país (conhecida como muvuca).

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Parceria para estudos e técnicas que melhorem a qualidade e a sustentabilidade do solo das áreas de cultivos das fazendas da Companhia.

Acompanhe a AMAGGI