9 de julho de 2024

Press Trip: AMAGGI apresenta projeto B100 à imprensa

A AMAGGI recebeu um grupo de aproximadamente 30 jornalistas de veículos nacionais e locais para apresentar o Projeto B100 (uso do biodiesel 100%), uma das principais estratégias da empresa para descarbonização de suas operações e combate às mudanças climáticas. A ‘Press Trip B100’, que aconteceu entre os dias 1º e 3 de julho, levou os profissionais da imprensa a unidades da AMAGGI, em Mato Grosso e foi feita em parceria com as fabricantes Scania e John Deere, além da representante dessas marcas no Estado, a Rota Oeste.

A agenda do primeiro dia foi na Matriz da AMAGGI, em Cuiabá, capital de Mato Grosso, onde executivos explicaram as metas de descarbonização das operações da empresa e deram detalhes das etapas do projeto de uso do biodiesel à base de soja na companhia, desde etapa dos testes, licenças de uso, produção até chegar ao tanque de caminhões, embarcações e das máquinas agrícolas.

No segundo dia da Press Trip, os jornalistas convidados foram levados até a Fazenda Sete Lagoas, em Diamantino (MT), que opera com 28 maquinários agrícolas e de construção da John Deere, movidos exclusivamente com biodiesel puro. A propriedade, que produz soja, milho e gergelim, tem 3,6 mil hectares – sendo 800 hectares de vegetação nativa conservados.

Juliana Lopes, diretora de ESG, Comunicação e Compliance da AMAGGI (Foto: Divulgação

O terceiro e último dia da Press Trip foi na Fábrica de Biodiesel da AMAGGI, localizada em Lucas do Rio Verde (MT). Durante a visita, os jornalistas receberam explicações técnicas sobre o processo de produção do biocombustível, feito a partir de óleo degomado de soja oriundo da planta esmagadora, que fica no mesmo complexo. Ao final, foram feitas demonstrações com os caminhões da Scania preparados para rodar com B100. A AMAGGI possui uma frota de 101 caminhões Scania Euro 6 que utilizam o biodiesel 100%.

Para Juliana Lopes, diretora de ESG, Comunicação e Compliance da AMAGGI, a Press Trip foi uma ótima oportunidade para a imprensa conhecer e entender o Projeto B100 e sua sinergia dentro das demais ações de descarbonização da empresa.

“Abrimos as portas das nossas unidades a fim de que a imprensa pudesse saber mais sobre a transição energética pela qual a empresa está passando, em uma ação que une inovação, ousadia e sustentabilidade. Os jornalistas puderam ver na prática como o biodiesel puro tem sido produzido e usado em diferentes frentes da AMAGGI, integrado com as demais iniciativas que estamos implementando em busca de alcançar emissões líquidas zero até 2050”, afirmou.

 

A Press Trip contou com a presença de jornalistas de veículos especializados que cobrem as editorias de agro, automotivo e economia, tanto da imprensa de cobertura nacional quanto mato-grossenses.

José Eduardo Tomaz, diretor de Produção Agro; e Daniel Escobar, gerente de Comunicação e Marketing

“Foi muito importante apresentar aos nossos parceiros da imprensa, de diferentes segmentos, como a AMAGGI tem sido protagonista nessa agenda da produção e uso de biocombustível. Acreditamos que os jornalistas poderão ampliar a mensagem e apresentá-la à sociedade de maneira clara e didática sobre o que viram e vivenciaram nesses três dias, fortalecendo ainda mais o compromisso que assumimos enquanto empresa de atuar de maneira sustentável”, disse Daniel Escobar, Gerente de Comunicação e Marketing da AMAGGI.

Os demais executivos da AMAGGI que participaram da Press Trip foram o diretor de Relações Institucionais, Ricardo Tomczyk; o diretor de Produção Agro, José Eduardo Tomaz; e o diretor de Logística e Operações, Claudinei Zenatti. Da Scania Operações Comerciais Brasil, estiverem presentes o diretor Marcelo Gallao, de Desenvolvimento de Negócios; e André Gentil, gerente de Vendas. A John Deere foi representada pelo gerente de Contas Estratégicas, Tiago Dickel; pelo especialista em produto e mercado, Claudir Goehl; pelo gerente de Produto, Construção de Precisão e Sistema de Produção, Cristof Leonhardt; e pela gerente de Contas Estratégicas, Bruna Mazzante. Pela Rota Oeste, os participantes foram: Sérgio Carreirão, diretor executivo de Operações;  Alexandre Galan, gerente de Contas Estratégicas; e Cleiby Dezinho, diretor de Vendas.

Acompanhe a AMAGGI