5 de maio de 2025

AMAGGI é a única empresa brasileira líder de soja no ranking Forest 500

A AMAGGI mantém sua liderança no segmento de trader e distribuidor de soja no ranking global Forest 500. Pelo quarto ano consecutivo, a companhia ocupa o primeiro lugar como empresa brasileira produtora e trader de soja no relatório, que acaba de completar sua 11ª edição. Nesta edição, o Forest 500 ampliou sua abrangência com a inclusão de novas empresas, em sua maioria grandes grupos internacionais. Mesmo diante desse cenário mais competitivo, a AMAGGI segue como a única empresa com capital 100% brasileiro entre as 10 principais corporações do mundo no combate ao desmatamento e à conversão de vegetação nativa. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (29/04) pela Global Canopy, organização internacional sem fins lucrativos responsável pelo ranking.

O Forest 500 avalia as 500 empresas e instituições financeiras mais influentes no comércio global de nove commodities com alto risco de impacto florestal: carne bovina, couro, soja, óleo de palma, madeira, celulose e papel, cacau, café e borracha. As organizações são analisadas com base em seus compromissos de sustentabilidade, incluindo ações contra o desmatamento, respeito aos direitos humanos e transparência na gestão ambiental.

Após 11 anos de análises, apenas 3% das empresas demonstram forte compromisso e boa implementação. Outras 63% apresentam compromissos parciais ou implementação limitada, enquanto 34% ainda não assumiram compromissos formais. Entre os destaques do ranking deste ano, além da AMAGGI, estão grandes grupos como Nestlé, Unilever, Danone e Mars.

“Em 2025, o Forest 500 ampliou a abrangência do relatório com a entrada de novas empresas. Mesmo assim, seguimos como líder no segmento trader e distribuidor de soja e entre as 10 maiores corporações globais. Isso só reforça que estamos no caminho certo, aliando desenvolvimento econômico à preservação das florestas e do meio ambiente”, afirma Judiney Carvalho de Souza, presidente executivo da AMAGGI.

A avaliação é baseada em informações públicas disponibilizadas pelas empresas no ano anterior. No caso da AMAGGI, os dados considerados foram extraídos no período de janeiro a setembro de 2024, principalmente do Relatório ESG e do Relatório de Progresso, ambos disponíveis no site da companhia.

“Na AMAGGI, sustentabilidade é transversal aos nossos negócios. Estamos trabalhando para garantir uma cadeia de grãos livre de desmatamento e conversão de vegetação nativa até 2025, com o apoio de tecnologias avançadas de rastreabilidade. Somos referência em certificações socioambientais, atendemos aos principais padrões internacionais e assumimos compromissos climáticos robustos: aderimos à Science Based Targets initiative (SBTi) e ao Race to Zero, com a meta de alcançar emissões líquidas zero até 2050. Com metas de curto, longo e de uso da Terra (FLAG) aprovadas pela SBTi, investimos em iniciativas como o Amaggi Regenera, focada em agricultura regenerativa, e o projeto B100, que utiliza biodiesel 100% puro de soja em nossas operações logísticas e agrícolas”, explica Juliana Lopes, diretora de ESG, Comunicação e Compliance da AMAGGI.

O Forest 500 tem como missão fornecer dados abertos, métricas e insights que apoiem empresas, instituições financeiras, governos e organizações na adoção de melhores práticas em sustentabilidade e no combate ao desmatamento.

Confira o ranking completo aqui: https://forest500.org/rankings/companies/

Acompanhe a AMAGGI