8 de agosto de 2019

Prêmio Semeando o Bem

AMAGGI é premiada por programa de educação ambiental em fazenda de MT

Implantado em 2017 na fazenda Itamarati, em Campo Novo do Parecis (MT), o Programa de Educação Socioambiental AMAGGI (PESA) recebeu o prêmio Semeando o Bem, da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), na noite desta quarta-feira (7).

 

Em sua 4ª edição, o Prêmio Semeando o Bem valoriza – a cada dois anos – iniciativas socioambientais e culturais desenvolvidas por produtores associados à Ampa. Este ano, o prêmio foi entregue durante uma solenidade em Cuiabá (MT) e a AMAGGI – que concorreu na categoria Meio Ambiente, subgrupo I – foi representada por sua gerente socioambiental, Fabiana Reguero, pela supervisora socioambiental Nívia Nascimento e pelo gerente da Fazenda Itamarati, Wagner De Re.

O Prêmio também reconhece iniciativas do setor da cotonicultura nas áreas da saúde, esporte e lazer, cultura, filantropia, segurança alimentar e ações diferenciadas que beneficiem tanto os colaboradores do setor algodoeiro e seus familiares quanto as comunidades no entorno de fazendas e usinas de beneficiamento.

 

Este foi o caso do PESA na Fazenda Itamarati. O programa foi implantado para promover o cuidado socioambiental na Vila Itanorte, onde reside grande parte dos colaboradores da unidade. Visando à correta destinação dos resíduos sólidos nas casas e na fazenda, a comunidade da Vila e os colaboradores da Itamarati passaram por um diagnóstico sobre seus hábitos de destinação de lixo e passaram a ser conscientizados por uma consultoria especializada por meio de palestras, programas da rádio local, visitas e itens como ímãs de geladeira, cartilhas, folders e cartazes.

No canto inferior direito, a entrada da Fazenda Itamarati; acima, a Vila Itanorte, na região de Campo Novo do Parecis

Depois disso, foram instalados Pontos de Entrega Voluntária (PEV), com kits completos de coletores destinados à separação do lixo, bem como coletores de plástico, papel e lixo orgânico a cada grupo de quatro casas na Vila. Também se deu início a uma rotina de palestras (feitas por colaboradores da AMAGGI) sobre os cuidados com o lixo nas duas escolas da vizinhança – Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Itamarati e Escola Estadual Argeu Augusto de Moraes, nas quais também há coletores adequados à separação correta do lixo.

 

Assim, novos hábitos sustentáveis foram adotados – e persistem até hoje na fazenda e na comunidade. A coleta de resíduos na Vila é realizada duas vezes por dia, com destinação de boa parte do lixo orgânico para a produção de adubo para uma horta comunitária. O lixo descartável é levado para a Central de Resíduos da AMAGGI, passando por triagem e prensagem para ser entregue a uma empresa de reciclagem. O volume de resíduos que não podem ser reciclados é destinado ao aterro sanitário da fazenda.

Acompanhe a AMAGGI