12 de fevereiro de 2021

Mais Integridade

Mais Integridade: selo reconhece boas práticas de gestão da AMAGGI

 

 

 

 

 

Reconhecida por suas boas práticas de integridade, ética, responsabilidade social e sustentabilidade, a AMAGGI recebeu o selo Mais Integridade, concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para premiar práticas de integridades por empresas e cooperativas do agronegócio no Brasil. O anúncio do reconhecimento foi realizado na manhã desta sexta-feira (5), em solenidade do Mapa com participação da AMAGGI e das outras 18 empresas premiadas.

 

Em sua terceira edição, o selo Mais Integridade ajuda a estimular boas práticas de gestão na agricultura brasileira e a sinalizar ao mercado internacional o nível de excelência das empresas do setor.

A obtenção do selo representa o reconhecimento do Mapa ao amadurecimento do Programa de Compliance da AMAGGI. A partir de agora, temos o desafio de corresponder às expectativas do mercado e da sociedade em geral, e continuar a servir como guia de boas práticas a outras empresas do setor
Bruno Salgado
Gerente de Compliance da AMAGGI

 

 

Para conceder o selo, um Comitê Gestor no Mapa reconhece os esforços das cadeias produtivas na efetiva atuação contra riscos de fraude e corrupção e na implementação de iniciativas voltadas à responsabilidade social e ambiental. O comitê é composto por um membro titular e um membro suplente de instituições das esferas pública e privada.

 

 Entre elas, estão: Ministério da Controladoria-Geral da União (CGU); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA); Mapa; Alliance for Integrity; Bolsa de Valores do Brasil (B3); Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Confederação Nacional da Indústria (CNI); Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social; e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Para receber o selo, a empresa ou cooperativa deve comprovar que adota um programa de compliance, código de ética e conduta, canais de denúncia efetivos, ações com foco na responsabilidade social e ambiental, e promover treinamentos para a melhoria da cultura organizacional. Além disso, é necessário estar em dia com as obrigações trabalhistas, o que implica em não ter multas relacionadas a esse tema nos últimos dois anos, não ter casos de adulteração ou falsificação de processos e produtos fiscalizados pela Secretaria da Defesa Agropecuária do Mapa, além de ter ações de boas práticas agrícolas enquadradas nas metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e não ter cometido crimes ambientais nos últimos 24 meses. O uso do selo pelas empresas e cooperativas reconhecidas também está condicionado a um compromisso firmado com o Mapa para fortalecer suas políticas de gestão de riscos.

 

“A obtenção do selo representa o reconhecimento do Mapa ao amadurecimento do Programa de Compliance da AMAGGI. A partir de agora, temos o desafio de corresponder às expectativas do mercado e da sociedade em geral, e continuar a servir como guia de boas práticas a outras empresas do setor”, resumiu o gerente de Compliance da AMAGGI, Bruno Salgado.

Acompanhe a AMAGGI