29 de junho de 2022

Pioneira, fazenda da AMAGGI oferece telemedicina a trabalhadores rurais

Pioneira, fazenda da AMAGGI oferece telemedicina a trabalhadores rurais

As longas distâncias que geralmente dificultam o acesso de trabalhadores do campo a serviços médicos estão sendo superadas com ajuda da conectividade. Localizada na região nordeste de Mato Grosso, a Fazenda Tanguro, da AMAGGI, passará a oferecer a mais de 700 pessoas, 24 horas por dia, a possibilidade de serem atendidas por um clínico-geral ou pediatra por meio do Centro de Atendimento Imediato Online (CAIO), uma estação equipada pela Unimed com instrumentos de aferição e contato direto com profissionais de plantão.

 


Inaugurado nesta quarta-feira (29) ao lado do ambulatório da sede da Fazenda Tanguro, o CAIO consiste em uma cabine de telemedicina preparada para que o usuário receba pronto-atendimento médico remotamente da maneira mais próxima possível ao atendimento presencial individual. A aplicação desta tecnologia para atender a trabalhadores em fazendas no Brasil é uma experiência inédita.

Cabine de telemedicina CAIO foi instalada ao lado do ambulatório na sede da Fazenda Tanguro, em Mato Grosso. Disponível 24 horas por dia, a cabine é climatizada e, além dos equipamentos de aferição, dispõe de assento para o usuário ser atendido por um clínico-geral ou pediatra. Mais de 700 pessoas da unidade poderão ter acesso ao serviço.

Ao entrar na estação do CAIO, o usuário é orientado por comando de voz e se identifica por meio de um tablet para iniciar o autoatendimento. Primeiramente, com um leitor facial, o usuário tem sua temperatura corporal verificada; em seguida, o usuário sobe na balança de bioimpedância Safety para medição de peso, estatura, pressão arterial, frequência cardíaca e nível de gordura corporal; em seguida, em um totem, o usuário visualiza os resultados das medições e tem início a abordagem por um profissional médico plantonista, que conduz a consulta por videoconferência já com o prontuário do paciente preenchido pelas informações colhidas instantes antes.

 

“A cabine do CAIO possibilita um atendimento médico de urgência e à distância, por via digital, com avaliação de alguns parâmetros clínicos (tais como peso, pressão, pulso, temperatura) e uma entrevista clínica. Isso possibilita uma avaliação inicial por um médico, para um diagnóstico inicial e uma orientação, o que pode se resolver a partir deste atendimento ou com um encaminhamento a atendimento presencial. No futuro, certamente será possível um acesso bem mais amplo, consultas com especialistas e alguns exames que poderão ser realizados à distância graças à inovação tecnológica”, explica o médico Luiz Clemente, responsável pela área de Saúde Ocupacional da AMAGGI.

Fernando Wallau, gerente da Fazenda Tanguro, com o extrato de suas medições feitas na cabine do CAIO

Projeto piloto

A instalação do CAIO para colaboradores e familiares da Fazenda Tanguro consiste em um projeto piloto da AMAGGI em parceria com a Unimed Rondonópolis, com objetivo de proporcionar atendimento médico ágil a um total de 729 pessoas que trabalham e moram na unidade – distante dos centros urbanos, entre os municípios mato-grossenses de Canarana e Querência.

 

“A AMAGGI mantém de forma permanente a busca por soluções voltadas ao bem estar de seus colaboradores e familiares. Por esta razão, decidimos seguir com a ótima parceria que temos com a Unimed Rondonópolis e implementar este recurso tecnológico – a princípio, na fazenda Tanguro, como unidade piloto, e, após os aprendizados, a nossa ideia é multiplicar este mesmo modelo para outros locais onde também existe a dificuldade de acesso ao atendimento médico”, afirma Nereu Bavaresco, diretor de Gente e Gestão da AMAGGI.

A AMAGGI mantém de forma permanente a busca por soluções voltadas ao bem estar de seus colaboradores e familiares. Por esta razão, decidimos seguir com a ótima parceria que temos com a Unimed Rondonópolis e implementar este recurso tecnológico
Nereu Bavaresco
Diretor de Gente e Gestão da AMAGGI

Para o gerente da Fazenda Tanguro, Fernando Wallau, a instalação da cabine de telemedicina está em linha com a valorização do bem estar dos colaboradores e moradores da unidade. “É uma ferramenta de tecnologia de ponta, muito em linha com aquilo que a gente almeja, o bem estar do colaborador. Nós estamos distantes de Cuiabá, mais de 900 km, e temos hoje mais de 500 colaboradores neste momento de pico de safra. Essa cabine vai conseguir atender mais de 700 pessoas, entre colaboradores e familiares, então a gente vê com muito bons olhos. O primordial para a gente é acompanhar como o time está evoluindo, mantendo sua fluência e bem estar no dia a dia, trabalhando com a prevenção de acidentes também”, complementa.

 

Também presente na inauguração do CAIO na Fazenda Tanguro nesta quarta-feira, o diretor presidente da Unimed Rondonópolis, Ricardo Gonzales, explica que a regulação da telemedicina no Brasil é recente, e que a implantação de serviços desta natureza é uma experiência pioneira na tentativa de encurtar a distância entre trabalhadores do campo e atendimento médico. Ao longo da experiência, resultados e dados serão colhidos para aprimorar os serviços e fazer a tecnologia evoluir, com vistas a aumentar o leque de atendimentos disponíveis online. “A gente está em um projeto piloto, e a AMAGGI aceitou participar dessa experiência, trazendo a telemedicina às áreas carentes, onde as pessoas realmente precisam dela, onde o colaborador precisa”, conclui.

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