22 de novembro de 2021

AMAGGI na COP 26

Na agenda da COP 26, AMAGGI anuncia parcerias e ações conjuntas pelo clima.

A tomada de iniciativa em prol do clima por parte das grandes empresas globais foi cobrada com ênfase durante a COP 26, e a AMAGGI foi a principal representante brasileira do segmento a agrícola a se fazer presente na agenda do evento com o anúncio de parcerias e ações conjuntas para mitigar as emissões de carbono nas cadeias de valor das commodities agrícolas.

A primeira das iniciativas com participação da AMAGGI foi divulgada no dia 2 de novembro, durante a Cúpula dos Líderes Mundiais sobre Florestas e Uso da Terra na COP26, evento oficial da agenda do presidente da COP, Alok Sharma. Na ocasião, a AMAGGI e outras nove das maiores empresas globais de comércio e processamento agrícola do mundo emitiram uma declaração conjunta se comprometendo a um roteiro de ações aceleradas em linha com a campanha Business Ambition for 1.5°C. O objetivo é identificar soluções em escala para progredir ainda mais na eliminação do desmatamento causado por commodities e na redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

“Tendo reconhecido nosso papel como um dos maiores players mundiais do agronegócio, antes da COP 26 já havíamos anunciado novas metas ESG, bem como o nosso novo compromisso ‘Rumo a uma Cadeia de Grãos Livre de Desmatamento e Conversão’, com ambições relacionadas a florestas, clima, ética, governança e direitos humanos. Aderimos à iniciativa da Science Based Targets (SBTi), por meio da Campanha Business Ambition for 1.5° C, e nos integramos ao Movimento Race to Zero da ONU, destacando a AMAGGI como a primeira empresa brasileira de grãos a perseguir tais ambições”, disse Judiney Carvalho, Presidente Executivo da AMAGGI.

 

Esta declaração conjunta foi precedida por uma reunião realizada em outubro, convocada pelo Enviado Especial Presidencial dos EUA para o Clima John Kerry e o Secretário de Estado do Reino Unido para o Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial (BEIS) Kwasi Kwarteng, apoiado pela Tropical Forest Alliance e o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável. Além da AMAGGI, integram a iniciativa as empresas ADM, Bunge, Cargill, Golden Agri-Resources, JBS, Louis Dreyfus Company, Olam, Wilmar e Viterra.

 

Já a segunda iniciativa anunciada pela AMAGGI no âmbito da COP 26 consiste em um inédito levantamento, cálculo e compartilhamento de dados sobre as emissões de GEE em cada etapa da cadeia global de grãos, em parceria com as empresas BRF, Raízen, Rumo e Sinai Technologies. Com base na compreensão aprofundada e devidamente medida das emissões de GEE, o objetivo da colaboração entre as empresas é implementar medidas assertivas para a mitigação das emissões e descarbonização da cadeia da indústria agrícola – desde a produção agrícola, passando pelo processamento de grãos, comercialização, exportação e o processamento do produto final até a distribuição aos mercados.

 

“Participar dessa iniciativa com os principais atores de nossa cadeia de valor fortalece o projeto da AMAGGI de passar a oferecer ao mercado soja neutra em carbono, impactando positivamente nas emissões de GEE dos produtos oferecidos aos consumidores. Entendemos que a agricultura tem um papel fundamental no combate às mudanças climáticas. Por isso, oferecer soluções climáticas aos desafios globais está em linha com nossa estratégia de sustentabilidade, que inclui compromissos de descarbonizar nossas operações até 2035 e neutralizar as emissões líquidas até 2050 (emissões NetZero), de acordo com a iniciativa Science-Based Targets (SBTi) e o movimento global Race to Zero, do qual fazemos parte”, comenta Juliana de Lavor Lopes, Diretora de ESG, Comunicação e Compliance da AMAGGI.

Acompanhe a AMAGGI