26 de julho de 2018

Algodão da AMAGGI Recebe Certificação Socioambiental

Atuar com responsabilidade socioambiental é uma constante preocupação da AMAGGI.

 

Alinhada à visão de “ser uma empresa de referência no desenvolvimento sustentável”, recentemente, a companhia recebeu a certificação Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e o licenciamento Better Cotton Initiative (BCI) para safra do algodão 17/18.

 

O programa ABR tem como fundamento o desenvolvimento progressivo das boas práticas sociais, ambientais e econômicas das unidades produtivas, enquanto a licença do BCI permite o acesso a uma plataforma on-line para registros de compras e vendas do algodão, garantindo a rastreabilidade da produção.

Como forma de evidenciar aos clientes da AMAGGI que a companhia possui um processo produtivo de algodão socialmente correto, todos os fardos produzidos em 2018 nas fazendas certificadas serão identificados com o selo de Algodão Brasileiro Responsável. Este ano, juntas, as fazendas Água Quente e Tucunaré, em Sapezal, e Itamarati, em Campo Novo do Parecis, são responsáveis pelo plantio de 65.000 hectares de algodão, com estimativa de produção de 111.000 toneladas de pluma de algodão.

 

Para adesão à certificação, as fazendas receberam a visita de uma equipe técnica do Instituto Algodão Social (IAS) para a verificação de critérios de sustentabilidade na produção da fibra. Foram averiguadas nas unidades produtoras as boas práticas de produção, a relação justa e as condições de trabalho, e também a rastreabilidade do algodão.

O Instituto Algodão Social é uma entidade parceira da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e responsável pela implementação do sistema Better Cotton Initiative, que tem como objetivo garantir um futuro sustentável para o setor cotonicultor.

Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR)

 

Lançado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) no final de 2012, o programa ABR é fruto do pioneirismo do Instituto Algodão Social, que criou o Selo “Algodão Socialmente Correto”, em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em 2007.

 

A adesão a esse tipo de programa é voluntária e representa um avanço na consolidação da cotonicultura em Mato Grosso e nos demais estados produtores de algodão do Brasil, assegurando a posição do país entre os cinco maiores players do mercado mundial da pluma.

Sistema Better Cotton Initiative (BCI)

 

O sistema BCI foi desenvolvido em 2005 por um grupo de grandes empresas internacionais, associações de produtores e organizações da 

sociedade civil. Ele propõe a produção de um algodão global “melhor para quem produz, para o meio ambiente em que é cultivado e para o futuro do setor”.

Acompanhe a AMAGGI