Sustentabilidade
AMAGGI

Gestão Socioambiental
AMAGGI

Temos o compromisso de atuar de forma socialmente justa, ambientalmente responsável e economicamente viável. Para isso, desenvolvemos a Política Socioambiental e a Gestão Socioambiental (GSA). Ambos se baseiam nos requisitos da NBR 16001:2012 e integra as normas ISO 14001:2015 e as certificações ORIGINS, RTRS (Round Table on Responsible Soy), ProTerra e ABR/BCI (Algodão Brasileiro Responsável / Better Cotton Initiative).

A GSA é formada por um conjunto de atividades desenvolvidas e operacionalizadas pela área de Sustentabilidade Corporativa em conjunto com as unidades da companhia. A proposta é prevenir e minimizar possíveis impactos socioambientais negativos relacionados às operações, produtos e serviços da AMAGGI, além de maximizar os impactos positivos com ações e programas.

Clique aqui e conheça o escopo da GSA e Certificações Socioambientais.

Nossa Política

A AMAGGI atua na produção agrícola e de sementes de soja, originação, processamento e comercialização de grãos, insumos, energia administração portuária e transporte fluvial. A Política Socioambiental reafirma o nosso compromisso de atuar de forma socialmente justa, ambientalmente responsável e economicamente viável. A atuação da AMAGGI está pautada nos princípios da transparência e da boa governança. Para isso, são premissas a proteção ambiental, minimização de riscos socioambientais e a busca por melhoria contínua que respeita as necessidades e expectativas das partes interessadas.

  • Atender aos requisitos legais alcançáveis e outros requisitos subscritos pela organização relacionadas a seus aspectos socioambientais.
  • Aperfeiçoar nossos processos, buscando a prevenção da poluição e de impactos sociais, o gerenciamento da emissão de gases de efeito estufa e a melhoria do desempenho socioambiental em nossas operações e cadeia de valor.
  • Adotar boas práticas socioambientais visando minimizar acidentes, impactos negativos e gerar valor compartilhado.
  • Promover o engajamento dos parceiros comerciais, e das principais partes interessadas para a responsabilidade socioambiental.
  • Promover o respeito aos Direitos Humanos e ao trabalho digno em suas operações e cadeia de valor.

Desenvolvimento da Cadeia de Valor

Cadeia Responsável de Grãos

Para garantir práticas responsáveis na cadeia de produção e fornecimento, é realizado amplo trabalho de acompanhamento, orientação e incentivo à melhoria da gestão com os produtores rurais parceiros. Isso envolve a realização de diagnóstico socioambiental, visitas técnicas e auditorias internas com equipes da AMAGGI. Entre as orientações realizadas, é promovido o uso correto, seguro e eficiente de defensivos pelos produtores da cadeia de valor. Como empresa comercializadora de insumos, um dos compromissos é garantir a segurança na utilização e manuseio desses produtos, de modo que não ofereça riscos à saúde humana.

Circuito Tecnológico AMAGGI

Levar informações técnicas de produção, bem como ferramentas de comercialização, cenário econômico e sustentabilidade da cadeia produtiva, aproximando ainda mais a companhia dos produtores rurais. É também a principal ação de engajamento e conscientização dos produtores para o uso responsável dos defensivos agrícolas.

Programa Logística Responsável

O programa busca proporcionar o bem-estar e o bom relacionamento entre a companhia e nossos fornecedores de transporte, além de minimizar os impactos sociais, ambientais e econômicos decorrentes do transporte rodoviário e fluvial de nossos produtos. Desde 2012, as ações são realizadas pela área de Sustentabilidade com as de Apoio à Gente, Logística e Operações, Seguros Corporativos, Saúde e Segurança Operacional e Segurança Corporativa.

Como parte desse programa, mantemos desde 2014 uma parceria com o Programa Na Mão Certa, da ONG Childhood Brasil, com o intuito de proteger crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual. O foco está principalmente em comunidades vulneráveis próximas às rodovias e hidrovias utilizadas para o escoamento de nossa produção agrícola.

Desenvolvimento Local

Presente em todas as regiões do país, a AMAGGI entende que exerce importante influência no contexto social e econômico por meio das atividades, operações e relações com as partes interessadas. E entende que o crescimento só é viável quando contribui para o desenvolvimento das comunidades locais.

Cada região possui suas próprias características sociais, culturais e econômicas. Por isso, a companhia atua com responsabilidade social, prevenindo e monitorando possíveis impactos negativos, sobretudo visando o respeito aos direitos humanos das comunidades. É por isso que, junto com a Fundação André e Lucia Maggi (Falm), investimos em iniciativas como mapeamento e gestão dos impactos locais, geração de emprego e renda, disseminação de conhecimento e desenvolvimento territorial.

Investimento Social Privado

A AMAGGI também contribui para o desenvolvimento local e territorial pela Política de Investimento Social Privado, com ações planejadas e executadas pela Fundação André e Lucia Maggi (Falm). O portfólio reúne programas e projetos que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com o Posicionamento Global de Sustentabilidade e Metas ESG da AMAGGI.

Todos os recursos são previstos em orçamento anual, conforme planejamento realizado pela equipe executiva da Fundação André e Lucia Maggi e aprovado pelos membros do Conselho Curador da Fundação.

Saiba mais no site da FALM

Programas de Garantia
de Origem e Certificações

A AMAGGI acredita que os programas de garantia de origem e as certificações socioambientais são formas de reafirmar seu compromisso com a produção sustentável e responsável. Como resultado, geram benefícios sociais, ambientais – como a garantia de zero desmatamento e conversão – e econômicos para produtores, empresas e consumidores ao longo de toda sua cadeia de valor.

ORIGINS

Por todo seu investimento em sistema geoespacial e rastreabilidade da cadeia de fornecimento, a AMAGGI passou a oferecer ao mercado um programa exclusivo de Garantia de Origem capaz de atender as demandas mais exigentes de mercado.

Denominado ORIGINS, garante uma origem de grãos responsável, livre de desmatamento e conversão (DCF), rastreável e verificada por terceira parte. Ele conta ainda com a apuração das áreas de floresta e vegetação nativa e seu respectivo estoque de carbono, sendo possível calcular a pegada de carbono do grão e conta com um módulo com solução 100% digital e altamente escalável.

Lançada em 2021, já é comercializada pela AMAGGI, e é uma das principais ferramentas da companhia para garantir as metas de sustentabilidade e de ter 100% da cadeia livre de desmatamento e conversão de vegetação nativa até 2025.

Em 2024, pelo segundo ano consecutivo, a FEFAC (Federação Europeia dos Fabricantes de Alimentos para Animais) reconheceu que o padrão Origins Field da AMAGGI atende aos principais critérios de sustentabilidade estabelecidos pela entidade. Entre os princípios fundamentais estão o de não conversão ou desmatamento e rastreabilidade da soja.

Guia de certificação (disponível apenas em inglês): Certification Guide: ORIGINS FIELD

ACTS: AMAGGI COTTON TRACEABILITY AND SUSTAINABILITY PROGRAM

O programa ACTS foi implantado para dar total transparência sobre o algodão produzido pela AMAGGI desde a origem até o destino.

A partir do uso de tecnologias de rastreabilidade e leitor de QR Code, o comprador acessa rapidamente informações sobre onde e quando o algodão foi produzido. Informações de sustentabilidade, modo de produção e até sobre as pessoas envolvidas no cultivo também estão disponíveis também para todos os atores presentes na cadeia de valor.

Com a transparência e rastreabilidade proporcionada pelo ACTS, a proposta é apoiar parceiros comerciais, fabricantes e consumidores a fazer escolhas mais conscientes quando adquirirem produtos que tem algodão como matéria-prima.

Saiba mais sobre o ACTS

Certificações Socioambientais

RTRS - Round Table on Responsible Soy

Primeira empresa do mundo certificada pela RTRS, organização da sociedade civil que envolve os principais representantes da cadeia de valor da soja em escala global. Fazem parte desde produtores, indústria, instituições financeiras e mercado consumidor até governos, ONGs e associações. A AMAGGI integra o Comitê Executivo da RTRS desde 2007 e faz parte da Força-Tarefa Brasil, grupo brasileiro dedicado a promover e aprimorar o mercado da soja e o processo de certificação no país.

A RTRS garante que o produto cumpre requisitos legais e que é proveniente de propriedades que realizam boas práticas empresariais, possuem condições de trabalho e relações comunitárias responsáveis. Atesta ainda que a produção possui responsabilidade ambiental, com zero desmatamento e conversão de vegetação nativa, com práticas agrícolas adequadas, conferindo rastreabilidade à cadeia de custódia.

Atualmente, parcela significativa da soja RTRS do mundo é certificada pela AMAGGI nas modalidades EU RED, física (mass balance) e crédito (book and claim).

ProTerra

O selo ProTerra Standard garante que o produto certificado cumpre requisitos ambientais e sociais e que não é geneticamente modificado (OGM). A AMAGGI é membro do Certification and Standard Management Committee.

As auditorias verificam se a produção é sustentável. Ou seja, com zero desmatamento e conversão de vegetação nativa, respeitando os direitos humanos e as legislações, adoção de boas práticas agrícolas, conferindo rastreabilidade à cadeia de custódia.

O selo também aplica controles de qualidade para garantir que o grão é convencional (não transgênico), em toda a cadeia de produção — cultivo, manuseio e transporte.

2BSvs

Certificação socioambiental para a soja e milho, focada no atendimento a diretiva europeia de biocombustíveis, o EU RED.

A 2BSvs garante que o produto cumpre requisitos legais e é proveniente de propriedades que realizam boas práticas empresariais, possuem condições de trabalho e relações comunitárias responsáveis.

Além disso, produz com responsabilidade ambiental, garantindo zero desmatamento e conversão de vegetação nativa e tem práticas agrícolas adequadas, o que confere rastreabilidade à cadeia de custódia. A certificação se aplica a toda a cadeia de produção: cultivo, manuseio e transporte.

ABR/BCI

A AMAGGI possui certificação Algodão Brasileiro Responsável (ABR) / Better Cotton Initiative (BCI) para todo o algodão produzido nas fazendas próprias.

A auditoria do ABR/BCI verifica se a produção é sustentável, respeitando os direitos humanos e as legislações e se aplica a toda a cadeia de produção, conferindo rastreabilidade à cadeia de custódia.

ISO 14.001

Para garantir o funcionamento da gestão socioambiental contamos com a certificação ISO 14.001 em diversas unidades entre fazendas, fábricas, portos, estaleiro e escritório matriz.

As unidades que não contam com a certificação, têm o mesmo sistema de gestão socioambiental implantado e passam anualmente por auditorias internas de verificação de conformidade.

Acompanhe a AMAGGI