POSICIONAMENTO GLOBAL RUMO A UMA CADEIA DE GRÃOS LIVRE DE DESMATAMENTO E CONVERSÃO NOVA VERSÃO – 2019

Nosso compromisso:

Neste compromisso a AMAGGI reafirma o seu desejo de alcançar uma cadeia de fornecimento de grãos livre de desmatamento e declara que esse posicionamento se refere a desmatamento e conversão de vegetação nativa para todos os biomas em que opera, prioritariamente Amazônia e Cerrado brasileiros; e irá trabalhar em conjunto com seus fornecedores, clientes, sociedade civil e governos para alcançar este resultado no tempo mais breve possível.

Acreditamos que a busca pelo desenvolvimento sustentável é um dos pontos mais importantes para a perenidade de nosso negócio e, por isso, a sustentabilidade deve permear todo o nosso processo de gestão, operações e cadeia de valor. O desenvolvimento sustentável é um dos maiores desafios da sociedade, e também uma de suas maiores responsabilidades frente a futuras gerações.

A resposta a este desafio está em uma agricultura sustentável, que reconhece a complexa estrutura da cadeia produtiva de alimentos, mas sabe que é possível ser mais produtivo e agregar valor, sem deixar de preservar os recursos naturais e respeitar o meio ambiente e ainda contribuir para o desenvolvimento das comunidades locais e da sociedade.

Não é possível alcançar a eliminação total do desmatamento sozinhos. Acreditamos que esse objetivo somente será alcançado quando todos os setores produtivos, todas as esferas governamentais, as organizações da sociedade civil, todas as empresas de algum elo das cadeias de alimento, agricultura, pecuária e florestas, as instituições financeiras, os consumidores trabalharem juntos pelo mesmo objetivo.

Será necessário intensificar conjuntamente as atividades, programas e iniciativas que criem um arcabouço estrutural, inclusive com abordagens jurisdicionais, que apoie o produtor e a agricultura a encontrar um caminho que concilie a produção com a conservação de florestas, sem comprometer o desenvolvimento local e a qualidade de vida e bem-estar das comunidades envolvidas.

Acreditando na importância do nosso papel para que a eliminação do desmatamento aconteça, com o objetivo de dar maior clareza ao nosso compromisso “Rumo ao desmatamento zero”, que integra o Posicionamento Global de Sustentabilidade, lançado em 2017, a AMAGGI relançou seu compromisso “Rumo a uma cadeia de Grãos livre de desmatamento e conversão” em 2019, dando publicidade a mais nova versão de seu compromisso, na tentativa de atender, inclusive, as mais recentes recomendações de transparência identificadas em importantes publicações de sustentabilidade.

Assim, o novo compromisso publicado 2019 visa dar clareza ao escopo do nosso compromisso, desafios e meios para a AMAGGI atingir uma agricultura cada vez mais sustentável, com perenidade dos negócios, contribuindo com o desenvolvimento local das regiões onde atua, de forma equilibrada, garantindo a expansão do agronegócio e a conservação do meio ambiente.

 

2018 RELATÓRIO DE PROGRESSO:

Este relatório tem por objetivo demonstrar os esforços e progressos da AMAGGI em sua última safra (2017/2018) na busca de uma cadeia livre de desmatamento, resultado da atuação conjunta da empresa com seus parceiros – fornecedores, clientes, ONGs, sociedade civil, governos, produtores rurais e comunidades; assim como debater os principais desafios futuros para garantir resultados duradouros.