O Plano

Cenários e desafios

O desenvolvimento sustentável é um dos maiores desafios da sociedade e, também, uma de suas maiores responsabilidades frente às futuras gerações. Viver bem o agora e permitir que outras gerações possam escolher como viver é um dos maiores legados que qualquer pessoa, empresa ou governo pode deixar.

A população mundial deverá crescer em torno de 30% nas próximas quatro décadas, atingindo em torno de 9 bilhões de pessoas em 2050.  Sendo assim, a demanda por alimentos consequentemente aumentará.

Acreditamos que a resposta a este desafio está em uma agricultura sustentável, que reconhece a complexa estrutura da cadeia produtiva de alimentos, mas sabe que é possível ser mais produtiva e agregar valor sem deixar de preservar os recursos naturais e respeitar o meio ambiente e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das comunidades locais e da sociedade.

Em 2019, com o objetivo de atualizar e aprofundar os temas prioritários e os desafios de sustentabilidade da AMAGGI, foi promovida uma revisão geral do Plano de Sustentabilidade com Visão até 2025, além da revisão da materialidade, com a participação de lideranças de várias áreas da companhia e consultas a diversos stakeholders.

Neste processo, buscando dar maior clareza, a companhia atualizou seus compromissos dentro de cada um dos quatro blocos estratégicos e reposicionou alguns temas, considerando suas iniciativas, investimentos e também as tendências de maior relevância para o negócio. Uma das alterações modificou o nome de um dos blocos que passou de “Debatendo o presente e o futuro” para “Inovando produtos e soluções sustentáveis”.

Também em 2019, a AMAGGI lançou o seu Relatório de Progresso 2018, do Posicionamento Global de Sustentabilidade AMAGGI: Compromisso “Rumo a uma Cadeia de Grãos Livre de Desmatamento”, que descreve conquistas importantes da companhia em suas operações e cadeia de valor.

E, para dar clareza ao escopo do compromisso da AMAGGI de combate ao desmatamento, aos desafios e meios para atingir uma agricultura cada vez mais sustentável, também foi lançada a nova versão do compromisso, intitulada Posicionamento Global Rumo a uma Cadeia de Grãos Livre de Desmatamento e Conversão.

Saiba mais sobre os nossos compromissos clicando nos Blocos Estratégicos abaixo:

Blocos Estratégicos

Plano
2025

COMPROMISSO

Acreditamos que o crescimento da empresa só é viável se estiver gerando e compartilhando valores com a sociedadee contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde estamos presentes.

Por isso, nos comprometemos a gerar emprego e renda, disseminar conhecimento, boas práticas, estimular inovação, desenvolver fornecedores e mão de obra local e realizar o investimento social privado nas regiões onde atuamos.

Entendemos que principalmente por meio de uma atuação em parceria, que respeite os Direitos Humanos, a cultura dos povos tradicionais e indígenas e que esteja alinhada às expectativas das comunidades, poderemos gerar impactos positivos, transformando as realidades locais.

COMPROMISSO

Acreditamos que a forma como uma empresa se posiciona no mercado é reflexo dos seus valores e do seu capital humano, estando seu crescimento relacionado com sua capacidade de engajar pessoas e garantir uma boa governança e gestão, com ética, integridade e transparência.

Por isso, nos comprometemos a investir continuamente no desenvolvimento de pessoas, melhorias de processos, na gestão preventiva de riscos e na conformidade legal.

Entendemos que por meio da valorização de uma cultura de melhoria contínua, inovação, responsabilidade socioambiental, saúde e segurança ocupacional, diversidade e inclusão, e da promoção da qualidade de vida e bem estar, estamos crescendo de forma responsável e perene, em um ambiente sadio e acolhedor para os nossos colaboradores.

COMPROMISSO

Acreditamos que para o desenvolvimento de uma produção responsável, com rastreabilidade e impacto positivo, menor pegada de carbono, livre de desmatamento e conversão de vegetação, é necessário trabalhar em conjunto com todos os atores da nossa cadeia de valor.

Por isso, nos comprometemos a investir na valorização do capital natural e humano, promovendo o respeito aos Direitos Humanos e trabalho decente. Apoiamos nossos parceiros por meio da disseminação de conhecimento, estímulo às certificações socioambientais e melhores práticas agrícolas, bem como para adoção de novas tecnologias de produção sustentável.

Por meio de parcerias, engajamos nossos stakeholders e damos escala à sustentabilidade do agronegócio, atendendo as demandas de mercado mais exigentes.

Entendemos que por meio dessa atuação socioambientalmente responsável, contribuiremos para o crescimento e desenvolvimento da nossa cadeia de maneira perene e transparente.

COMPROMISSO

Acreditamos que nossa atuação influencia e é influenciada por demandas da sociedade e por constantes desafios, debates e incertezas que permeiam o agronegócio.

Por isso, nos comprometemos a dialogar com nossos stakeholders sobre novas tendências tecnológicas de alta produtividade e baixo impacto socioambiental, ferramentas digitais, novos padrões de consumo alimentar e soluções sobre os principais desafios para um agronegócio sustentável.

Para isso, investiremos constantemente para disponibilizar produtos e soluções sustentáveis e inovadoras, que garantam a rastreabilidade da responsabilidade de origem, aliada a uma menor pegada de carbono, uso eficiente de defensivos, livre de desmatamento e conversão de vegetação e que atendam aos novos hábitos de consumo.

Entendemos que por meio de uma atuação inovadora, de liderança e em conjunto com os outros atores, contribuiremos para a geração de impactos positivos nas nossas operações e cadeia de valor, bem como para o crescimento responsável do setor.