17 de maio de 2019

Rede Brasil do Pacto Global da ONU

AMAGGI: mato-grossense e única finalista do agronegócio em prêmio de Sustentabilidade da ONU no Brasil

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A AMAGGI foi a única representante do agronegócio presente entre as empresas finalistas da primeira edição do Prêmio ODS Rede Brasil do Pacto Global, revelado na última quinta-feira (16) em São Paulo. O prêmio é uma iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, que reúne representantes do setor privado, do meio acadêmico e jovens profissionais para promover o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas no Brasil.

 

Ao todo, o Prêmio recebeu 800 inscritos e selecionou 36 finalistas. A AMAGGI concorreu na categoria Empresas, dentro do eixo “Planeta”. Coube às empresas concorrentes apresentar as melhores práticas e projetos que têm contribuído com o impacto social positivo de suas atividades no Brasil em torno dos ODS. Dentre as empresas participantes (de setores como energia, indústria, construção civil, serviços financeiros e outros), a mato-grossense AMAGGI foi a única dedicada à produção e comercialização de commodities agrícolas.

 

“Estar presente como finalista no Prêmio ODS é uma grande realização para nós, pois é o reconhecimento do trabalho sério que temos feito junto aos produtores que fornecem para a AMAGGI e que têm contribuído para a nossa cadeia responsável de grãos. É o trabalho conjunto das áreas de Originação, Sustentabilidade e demais áreas da empresa em prol de uma agricultura sustentável, conforme preconiza a Agenda 2030 dos ODS”, avalia Juliana Lopes, diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance da AMAGGI.

ORIGINAR

No Prêmio ODS Rede Brasil do Pacto Global, a AMAGGI esteve entre as empresas finalistas em razão do trabalho desenvolvido com a inovação da plataforma ORIGINAR (Originação AMAGGI Responsável), ferramenta de georreferenciamento espacial responsável por assegurar uma cadeia fornecedora de grãos responsável, e que se enquadra nos ODS de números 2 (Fome Zero e Agricultura Responsável), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima).

Lançado em 2017, o ORIGINAR é exclusivo da AMAGGI e utiliza imagens de satélite atualizadas para monitorar produtores rurais e avaliar territórios de produção agrícola dos quais a companhia adquire grãos para exportação (Originação), sempre com base em critérios socioambientais. A partir do cruzamento das informações de georreferenciamento com sua base de dados, a companhia alcança um nível de rastreabilidade que lhe proporciona clareza e assertividade para evitar a compra de produtos oriundos de áreas embargadas por órgãos ambientais, unidades de conservação ou terras indígenas e de  áreas em desconformidade com Moratória da Soja, além de não adquirir grãos de produtores que estejam na lista suja de trabalho escravo.


As informações obtidas por meio da plataforma ainda permitem à companhia direcionar esforços e enxergar oportunidades para projetos socioambientais, auxiliando produtores rurais a incorporarem as melhores práticas em suas lavouras. Dando sequência no investimento em tecnologia a serviço de uma agricultura sustentável, em breve a AMAGGI agregará informações socioambientais ao seu Portal do Produtor, ferramenta na qual os dados individuais sobre a performance socioambiental das fazendas serão disponibilizados para que os produtores estejam sempre em processo de melhoria, podendo, por fim, tornarem-se aptos a aderir à certificação AMAGGI Responsible Standard (ARS) e às principais certificações socioambientais reconhecidas no mercado internacional de grãos – como ProTerra e RTRS. Mais de 400 produtores rurais já foram certificados nesses padrões pela AMAGGI, que também é a companhia com o maior volume de soja certificada RTRS e ProTerra no mundo.


“Em síntese, nós – da Originação – estamos utilizando tecnologia geoespacial para fazermos negócios mais inteligentes, sustentáveis e seguros, também levando informações via plataforma digital aos nossos fornecedores e clientes da cadeia de grãos por meio do nosso Portal do Produtor. Não é por menos que o ORIGINAR, desde seu início, só tem ganhado espaço e importância dentro da companhia, e se tornou uma ferramenta de análise estratégica, de inteligência de mercado. Estar presente como finalista deste Prêmio confirma essa percepção”, comenta o diretor de Originação da AMAGGI, Claudinei Zenatti.

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