9 de outubro de 2018

Programa Logística Responsável

AMAGGI prepara colaboradores contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

Trinta e três colaboradores da AMAGGI foram preparados no início de outubro para contribuir com a proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual em comunidades vulneráveis próximas às hidrovias utilizadas para o escoamento da produção agrícola na região Norte do país. A oficina de Formação de Multiplicadores, realizada no dia 9 de outubro em Itacoatiara (AM), contou com a participação de colaboradores e gestores das unidades de Itacoatiara e Porto Velho/Portochuelo (RO) que atuam diretamente com os aquaviários e tripulantes líderes das embarcações.

 

Realizada em parceria com o Programa na Mão Certa, da organização não-governamental Childhood Brasil, a oficina oferecida em Itacoatiara integra as ações do programa Logística Responsável, da AMAGGI. Este ano, além dos motoristas de caminhão, os aquaviários foram público-alvo do programa, considerando a vulnerabilidade e os riscos associados às hidrovias. O objetivo foi sensibilizar e capacitar os colaboradores para serem agentes multiplicadores na prevenção e no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes nas operações fluviais da AMAGGI.

 

A oficina serviu para levar aos colaboradores informações como estatísticas referentes a casos de exploração sexual de crianças e adolescentes, como a quantidade de denúncias realizadas em 2017 (por meio do Disque 100) nos municípios de Itacoatiara e Porto Velho, os tipos de violência cometidos contra crianças e adolescentes e a legislação pertinente. A programação também conscientizou os participantes sobre a conduta a ser adotada diante de situações de violação e sobre os papéis dos órgãos que integram o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Os participantes receberam um Guia do Multiplicador e também debateram sobre os desafios envolvidos, construindo planos de ação para o período mínimo de 12 meses – com foco na divulgação da causa dentro das unidades e na conscientização de outros colaboradores e comunidades próximas.

 

Como próximo passo da capacitação, os planos propostos pelos multiplicadores serão analisados, a fim de verificar sua viabilidade, eleger as ações que serão integradas ao planejamento corporativo do programa Logística Responsável em 2019 e aquelas que serão implementadas diretamente pelas unidades. Paralelamente, com a coordenação do departamento de Recursos Humanos das unidades, serão planejadas atividades para promover a capacitação dos demais aquaviários, a fim de que se tornem agentes contra a violência de crianças e adolescentes nas hidrovias.

Acompanhe a AMAGGI

This error message is only visible to WordPress admins

Cannot collect videos from this channel. Please make sure this is a valid channel ID.