14 de janeiro de 2022

Forest 500: AMAGGI é empresa líder global em combate ao desmatamento

Forest 500 aponta AMAGGI como melhor empresa global de soja em medidas contra o desmatamento

A AMAGGI foi apontada pelo ranking Forest 500, organizado pela organização Global Canopy, como a melhor empresa global de soja em medidas contra o desmatamento no mundo. O levantamento, divulgado na última quinta-feira (13), atribui à AMAGGI o melhor desempenho entre as companhias que produzem, processam e comercializam soja no planeta, em razão dos compromissos assumidos e às práticas da companhia no desenvolvimento de uma agricultura regenerativa e de baixo carbono no Brasil.

 

Há oito anos, o Forest 500 tem acompanhado anualmente 350 das mais influentes empresas do mundo e 150 instituições financeiras internacionais. São avaliadas as políticas, compromissos e práticas efetivas de todas essa organizações no que diz respeito à gestão de risco de desmatamento em suas cadeias de valor e investimentos. Cada empresa recebe pontuação em indicadores referentes a seus compromissos e à efetiva implementação de medidas contra o desmatamento.

 

Conforme o ranking divulgado nesta quinta-feira, a performance da AMAGGI recebeu a maior pontuação geral dentre as empresas de soja do mundo e dentre todas as empresas de commodities agrícolas que, no âmbito da COP 26, anunciaram e comprometeram-se a tomar medidas contra o desmatamento em suas cadeias de valor. Segundo o relatório, a AMAGGI integra o grupo de apenas nove companhias que exigem de todos os seus fornecedores políticas equivalentes contra o desmatamento. E, no recorte nacional do ranking a AMAGGI também é líder, com a maior pontuação geral dentre as empresas brasileiras pelo segundo ano consecutivo no Forest 500.

 

“O levantamento Forest 500 nos atribuiu a melhor nota entre as empresas globais de soja, e temos orgulho de dizer que este resultado é reflexo dos nossos compromissos. Em nossa área de negócio de produção agrícola, temos o compromisso de zero desmatamento e conversão desde 2008 em fazendas próprias. Já no nosso negócio de comercialização, temos investido fortemente em rastreabilidade e na garantia de origem sustentável da nossa cadeia de fornecimento. Influenciar positivamente nossos parceiros para uma agricultura cada vez mais regenerativa e de baixo carbono é uma meta publicamente assumida pela AMAGGI, e ser reconhecida como empresa global de produção e comercialização de soja líder pelo F500 – como recentemente também fomos reconhecidos pelo CDP Forest – mostra que estamos no caminho correto de implementação robusta dos nossos compromissos, mas não sem considerar desafios importantes que ainda temos a enfrentar”, comentou a diretora de ESG, Comunicação e Compliance da AMAGGI, Juliana de Lavor Lopes.

 

Reconhecimentos internacionais

A divulgação do novo ranking Forest 500 vem a confirmar a liderança internacional da AMAGGI como empresa global de soja em compromissos e práticas de combate ao desmatamento, reconhecida por seu manejo florestal também recentemente com a nota máxima ‘A’ atribuída à companhia pela organização internacional ambientalista CDP Forest, em dezembro. Maior empresa brasileira de grãos e fibras do agronegócio, a AMAGGI foi uma das poucas companhias com alto desempenho entre quase 12 mil avaliadas por sua sustentabilidade corporativa no levantamento do CDP. Com ações de combate ao desmatamento em sua cadeia de suprimentos, a fim de fornecer commodities mais sustentáveis ao mercado, a AMAGGI está liderando em ambição, ação e transparência corporativa para gestão ambiental em todo o mundo.

Acompanhe a AMAGGI