Rastreabilidade e Garantia de origem
Garantir a transparência e a rastreabilidade da cadeia de grãos é um dos pilares do propósito da AMAGGI de desenvolver seus negócios agregando valores ambientais, sociais e de governança em toda a cadeia de valor. E, para isso, entendemos que é necessário conhecer profundamente todos os elos da cadeia de fornecimento.
Garantia de Origem: Critérios Socioambientais de Compra
A AMAGGI não realiza a comercialização de grãos provenientes de áreas que estejam embargadas por desmatamento ou restrições da atividade agrícola pelo IBAMA.
Não comercializamos grãos provenientes de áreas que estejam embargadas pela SEMA-MT por desmatamento ou restrições da atividade agrícola.
Não comercializamos com áreas produtivas que incidam em Terras Indígenas e Unidades de Conservação de Proteção Integral.
Por meio da Moratória da Soja, nos comprometemos a não adquirir soja oriunda de áreas desmatadas após 2008 no bioma Amazônia.
Não comercializamos com nenhuma pessoa ou empresa que integre a Lista Suja do Trabalho Escravo.
Comercializamos no estado do Pará apenas com produtores que atendam às diretrizes do Protocolo Verde dos Grãos.
Plataforma ORIGINAR
Em 2016, investimos em tecnologia e inovação para monitoramento da nossa cadeia de grãos e lançamos a Plataforma ORIGINAR. Agora com uma nova versão 2.0 – a ferramenta de análise geoespacial, desenvolvida exclusivamente para a empresa, utiliza bases de imagens de satélites atualizadas.
A ferramenta viabiliza o cruzamento dos dados das fazendas dos fornecedores de grãos e outros insumos, como biomassa com os Critérios Socioambientais da AMAGGI, possibilitando ainda outras importantes análises de inteligência territorial, como o uso do solo e monitoramento de desmatamentos ocorridos, garantindo assim maior rastreabilidade da cadeia.
Veja o vídeo e entenda como funciona a Plataforma ORIGINAR da AMAGGI
ACTS: AMAGGI COTTON TRACEABILITY AND SUSTAINABILITY PROGRAM
O programa tem por objetivo dar total transparência sobre o algodão produzido pela AMAGGI.
A partir do uso de tecnologias de rastreabilidade, o comprador do algodão – bem como os atores presentes em sua cadeia de valor – poderá acessar rapidamente, a partir de um QR Code, informações de onde e quando o algodão foi produzido, assim como informações de sustentabilidade, modo de produção e até das pessoas envolvidas no cultivo.
A partir do ACTS, de sua total transparência e rastreabilidade, esperamos apoiar nossos parceiros comerciais, fabricantes e consumidores a fazer escolhas mais conscientes quando adquirirem produtos que têm o algodão como matéria prima.