Inovação e Boas Práticas
A inovação é um dos principais ativos responsáveis por manter uma empresa em constante crescimento em um mundo cada vez mais globalizado e com mudanças constantes em curtos espaços de tempo. Por tudo isso, a AMAGGI tem estado atenta às novas demandas e tendências de mercado, que permitam maior produção e crescimento com as garantias éticas e de sustentabilidade para as presentes e futuras gerações. Diante disso, a empresa tem investido no estímulo de novas práticas, tecnologias e processos para tornar as atividades dos seus negócios e do próprio agronegócio mais eficientes e sustentáveis, com benefícios econômicos e socioambientais.
Startups
Fazemos parte da iniciativa “AgriHub Space”, onde apoiamos o desenvolvimento de startups focadas em trazer soluções inovadoras para toda a cadeia do agronegócio, desde o cultivo e armazenamento até o sistema de logística.
- Soluções para pragas e doenças agrícolas
- Desenvolvimento de equipamentos agrícolas
mais modernos
- Novos tipos de sementes e cultivares mais resistentes
- Soluções logísticas e de integração com fornecedores
e mercados
Por meio dessas iniciativas, além de apoiar novos empreendedores, esperamos tornar os processos mais eficientes em termos de uso de recursos e insumos, reduzindo o impacto ambiental de toda a cadeia.
Agro Computação
Em parceria com o SENAI, desenvolvemos um curso técnico em Agro Computação, com o objetivo de ensinar, treinar, empregar e reter mão de obra local e qualificada.
Também oferecemos bolsas de estudo visando apoiar e desenvolver jovens de baixa renda vindos de escolas públicas, por meio da Fundação André e Lucia Maggi e nossa área de negócio AMAGGI Agro.

Energia renovável
Investimos e temos ampliado a produção de energia renovável e de zero emissão de gases de efeito estufa. Atualmente, possuímos pequenas centrais hidrelétricas e painéis solares. Hoje a produção de energia renovável proveniente destas fontes tem a capacidade de fornecer mais do que 100% da de toda a eletricidade consumida pela empresa.

Radar Meteorológico para a Agricultura
Temos investido em processos inovadores, como por exemplo no monitoramento e análise do microclima em tempo real, por meio do primeiro radar meteorológico dedicado à agricultura no estado. Instalado na Fazenda Tucunaré, em Sapezal, o radar abrange um raio de 100 km, alcançando a Fazenda Água Quente e fazendas próximas de produtores rurais parceiros da AMAGGI. O instrumento visa auxiliar na tomada de decisões no dia-a-dia sobre as operações agrícolas, sempre sujeitas a variações climáticas.
Telemeclima
Fazemos o monitoramento de produção, apoiados em ferramentas de agricultura de precisão. Com o uso cada vez mais eficaz da conectividade no campo, automatizamos processos de plantação, cultivo e colheita de soja com foco no aumento da produtividade. Assim, monitoramos nossas áreas de plantio em tempo real, 24h por dia.
Como resultado das tecnologias aplicados no campo, nossas fazendas acabam ganhando não só em produtividade e eficiência, mas em menor uso de insumos e emissões de gases de efeito estufa.
Controle Biológico
Investimos constantemente em pesquisa e no desenvolvimento do controle biológico de pragas e doenças. Como resultado, temos uma agricultura mais sustentável, com menor uso de defensivos químicos.

Plantio Direto
Realizamos em nossas fazendas o plantio direto, um tipo de manejo que preserva o solo e seus microrganismos benéficos. Também melhora a fertilidade do solo pela retenção de matéria orgânica, evita incidência de erosões e reduz a emissão de CO2.

Operações em diferentes modais
Atuamos em diferentes modais de transporte a fim de tornar o escoamento de grãos e fibras cada vez mais eficiente e sustentável: rodoviário, ferroviário e hidroviário.
Destacamos aqui a navegação fluvial no Corredor Noroeste de Exportação (hidrovias dos rios Madeira e Amazonas). Nele são percorridos 1.100 quilômetros por barcaças, cuja capacidade de carregamento de grãos representa aproximadamente 45 caminhões em uma única barcaça. Em termos de emissões de gases de efeito estufa, isto representa uma redução mínima de 36% de CO2e emitidos por tonelada de grão transportado.
ACTS: AMAGGI COTTON TRACEABILITY AND SUSTAINABILITY PROGRAM
Estamos inovando na forma de produzir e comercializar nossos produtos: queremos impactar positivamente por meio dos nossos negócios oferecendo, em escala local e global, produtos e soluções inovadoras e sustentáveis.
Por isso criamos o ACTS – AMAGGI COTTON TRACEABILITY AND SUSTAINABILITY PROGRAM, um programa que tem por objetivo dar total transparência sobre o algodão produzido pela AMAGGI. A partir do uso de tecnologias de rastreabilidade, o comprador do algodão e sua cadeia poderão acessar rapidamente, a partir de um QR Code, informações sobre local e data de plantio, colheita e beneficiamento, assim como terá acesso a informações de sustentabilidade e modo de produção.
