Práticas justas de trabalho, segurança e saúde ocupacional e bem-estar

Sempre com uma visão prevencionista, a AMAGGI concentra esforços a fim de proporcionar meios para o desenvolvimento permanente de um ambiente de trabalho seguro e saudável, acreditando que a busca constante pelo aperfeiçoamento das ações voltadas ao comportamento seguro contribui para a elevação da maturidade em saúde e segurança ocupacional. Assegurar a preservação da saúde e da integridade física de todos aqueles que interajam com suas operações é o principal pilar da Política de Saúde e Segurança Ocupacional da AMAGGI.

A companhia trabalha de modo a desenvolver e consolidar os seguintes fundamentos básicos:

Disciplina operacional: realização das atividades conforme procedimentos e práticas específicas, fazendo certo todas as vezes;

Conceito de dono: cada pessoa deve agir como responsável pelo que acontece na sua área de atuação quanto à segurança e saúde de empregados, terceiros ou visitantes;

Liderança pelo exemplo: o líder adota procedimentos e práticas seguras para incentivar suas equipes a fazerem o mesmo;

Responsabilidade de linha: a responsabilidade pela segurança e saúde é primeiramente atribuída ao líder de cada área, assim como ocorre com a produção e qualidade, e a área de Saúde e Segurança Ocupacional funciona como suporte técnico.

Esses fundamentos estão presentes nas práticas a serem adotadas por toda a companhia, sempre se partindo do princípio de que a segurança deve fazer parte dos processos todos os dias, e não ser tratada como um processo à parte.

A AMAGGI adota o princípio da antecipação, buscando implementar as novas diretrizes mesmo antes de sua obrigatoriedade, adotando a postura de que diretriz legal não é um elemento que coloca dificuldades, mas um aliado na implementação de novas tecnologias e conhecimentos para melhoria dos resultados, salvaguardando assim a integridade dos trabalhadores. A companhia não restringe esses cuidados a seus empregados próprios, estendendo-o às empresas de serviços parceiras.

Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO)

A AMAGGI investe em ferramentas e tecnologias visando à preservação da saúde e à prevenção e à redução de acidentes de trabalho. Destaca-se nessa área o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), que tem como objetivo sistematizar as ações de saúde e segurança ocupacional, visando à padronização das atividades e à melhoria contínua do processo.

Atualmente o SGSSO da AMAGGI é composto por 35 ferramentas, as quais servem de alicerce para a evolução da maturidade cultural em Saúde e Segurança Ocupacional da companhia.

Programa de Segurança Comportamental

Implantado em 2013, o Programa de Segurança Comportamental da AMAGGI integra o plano de ações da área de Saúde e Segurança Ocupacional da companhia, sendo realizado em três fazendas da AMAGGI Agro: Água Quente e Tucunaré, em Sapezal, e Itamarati, em Campo Novo do Parecis. Em 2015, foi expandido para as fazendas Tanguro, em Querência, e Vale do Araguaia, em São Félix do Araguaia.

O Programa de Segurança Comportamental, desde sua implantação, tem contribuído para reduzir significativamente a taxa de frequência de acidentes de trabalho. No primeiro ano, a redução foi de 44%; em 2016, de 34,77%.

No entanto, mais do que reduzir a taxa de frequência de acidentes, o programa tem um desafio maior: trabalhar a cultura prevencionista, por meio da conscientização e mudança de comportamento dos colaboradores. O trabalho é desenvolvido de forma que todos os gestores das unidades sejam envolvidos no processo.

Na sequência, o programa será estendido para as demais unidades do grupo. Já foram iniciados os trâmites para a implementação nas unidades de Porto Velho e demais fazendas da AMAGGI Agro. A ideia é que nos próximos anos ele alcance todas as unidades da AMAGGI.


Taxa de Frequência Total




Alerta Mútuo


Entre as ferramentas que compõem o SGSSO da AMAGGI destaca-se o Alerta Mútuo, uma ferramenta que busca estimular a comunicação entre os trabalhadores, independentemente dos cargos ocupados, a fim de evitar acidentes e contribuir para um ambiente de trabalho seguro e saudável.



Saúde e segurança em números

Em 2016, a AMAGGI conseguiu reduzir consideravelmente as taxas de saúde e segurança, em comparação com o ano anterior. A taxa de lesões, por exemplo, teve uma redução de 11,39%.

Saúde e segurança de colaboradores próprios* LA6
2014 2015 2016
Taxa de lesões 6,75 7,81 6,92
Taxa de doenças ocupacionais 0,09 0,16 0,15
Taxa de gravidade 401,27 717,50 207,09
Taxa de absenteísmo 0,15 0,19 0,17
Total de óbitos 0 1 0

* A AMAGGI segue a NBR 14.280 – Cadastro de Acidente do Trabalho, além da legislação previdenciária e trabalhista.
- Não foram computados os acidentes de trajeto e de colaboradores terceirizados para o cálculo das taxas e dias perdidos, seguindo a NBR 14.280.
- Este ano não foi possível responder aos indicadores por gênero, porém foi iniciada a implantação do sistema SAP, o que contribuirá para a melhoria das respostas aos indicadores nos próximos anos.
- Embora implantado em 2013, o Programa de Segurança Comportamental foi reforçado, em 2016, na unidade onde ocorreu um óbito em 2015. Com essa intensificação dos esforços, a AMAGGI conseguiu reduzir consideravelmente todas as taxas de saúde e segurança da unidade, em comparação com o ano anterior. A taxa de lesões, por exemplo, teve uma redução de aproximadamente 50%.





Saúde e segurança de colaboradores próprios, por região LA6
2014 2015 2016
Centro-Oeste Norte Sul Centro-Oeste Norte Sul Centro-Oeste Norte Sul
Taxa de lesões 7,08 5,75 0 8,27 6,48 0 6,35 8,90 0
Taxa de doenças ocupacionais 0 0,41 0 0,11 0,34 0 0,10 0,33 0
Taxa de gravidade 205,19 1093,76 0 812,99 427,93 0 197,32 242,64 0
Taxa de absenteísmo 0,11 0,27 0 0,14 0,36 0 0,16 0,21 0
Total de óbitos 0 0 0 1 0 0 0 0 0

Apoio à Gente

Além de saúde e segurança, a AMAGGI também cuida do bem-estar de seus colaboradores. Para isso, conta com uma equipe que promove a inclusão da diversidade, o desenvolvimento familiar, a educação financeira e o apoio à aposentadoria – preocupações autênticas na visão de gestão da companhia.

Dentre os programas e projetos desenvolvidos pela área de Apoio à Gente em 2016, alguns merecem ser destacados, como se pode ver a seguir.

Programa AMAGGI Inclusão
A promoção e a valorização da diversidade é fundamental para o sucesso e a sustentabilidade dos negócios da empresa – é com esse olhar que o Programa AMAGGI Inclusão realizou, em 2016, ações dedicadas a tornar o processo de inclusão mais eficaz e assertivo, o que resultou na publicação da Política de Inclusão e Diversidade da AMAGGI.

A implementação dessa política trouxe resultados que foram além do cumprimento da Lei de Cotas de nas áreas de negócio: legitimou a cultura da inclusão na empresa, proporcionando um ambiente harmônico com igualdade de oportunidades.

Dentre as ações desenvolvidas no programa, podem-se destacar: atividade de sensibilização denominada Falando sobre Inclusão, realizada com os colaboradores não gestores; treinamento e cartilha Liderando Pessoas com Deficiência, oferecidos aos gestores; treinamento e cartilha Guia Direitos e Deveres das Pessoas com Deficiência, oferecidos aos colaboradores com deficiência; treinamento com os departamentos de Recursos Humanos; parceria com instituições sociais para indicação e contratação de pessoas com deficiência; integração e acompanhamento à inclusão de pessoas com deficiência.

Viver Melhor Filhos
Com o projeto Viver Melhor Filhos, a AMAGGI busca valorizar a educação no processo de formação dos filhos dos colaboradores, contribuindo para os profissionais do futuro. Investindo na educação, a empresa ajuda a desenvolver a consciência crítica e a capacidade de fazer escolhas mais saudáveis e sustentáveis.

A iniciativa oferece atividades entre pais e filhos, e contempla os beneficiados com o Kit do Conhecimento (material escolar). Todo esse trabalho auxilia o processo de reflexão dos pais sobre o legado familiar, o acompanhamento e a responsabilidade na formação desses jovens cidadãos.



A edição de 2016 do Viver Melhor Filhos contou com três fases. Na primeira, foram realizadas rodas de conversa com os colaboradores. Por meio de atividades lúdicas, os pais refletiram sobre a importância de estarem presentes na vida escolar dos seus filhos, e trocaram experiências. Ao final das atividades, receberam uma ficha para preenchimento, buscando elementos sobre a vida educacional dos filhos.

Na segunda fase, os pais receberam o resultado do formulário aplicado. A devolutiva foi orientada por uma psicopedagoga, permitindo o desenvolvimento de um olhar mais cuidadoso e um ouvir mais atento para o que está além das notas dos boletins escolares: o papel da família no processo educacional.

A terceira fase, em 2016, visou à integração do que foi realizado anteriormente, ficando a cargo dos colaboradores mostrar por meio de imagens tudo o que foi abordado nos encontros do projeto.

Programa Equilíbrio Financeiro
Em 2016, foi realizado o Programa Equilíbrio Financeiro, que tem como objetivo promover a cultura da educação financeira na AMAGGI, ampliando o nível de compreensão dos colaboradores e seus familiares para um uso mais consciente do dinheiro e do crédito, permitindo a realização de sonhos.

Dividido em módulos, o programa buscou uma participação mais estreita dos colaboradores, para que eles pudessem colocar em prática as dicas repassadas entre um módulo e outro. Também foram oferecidos atendimentos individuais aos colaboradores que tiveram necessidade de maiores orientações.

Atendimento e orientação aos colaboradores

A AMAGGI oferece uma série de benefícios a seus colaboradores, a fim de apoiá-los em diversas situações pessoais e profissionais.

O Programa Cuidar tem por objetivo acompanhar os casos de colaboradores em afastamento previdenciário para reestabelecimento da saúde e retorno ao trabalho, além do atendimento aos casos envolvendo familiares.

Em 2016 foram realizados 849 atendimentos, entre os quais: intermediações previdenciárias; acompanhamentos clínicos; orientações financeiras; atendimento sobre seguro de vida; intermediações para assistência médica; atendimento sobre auxílio-funeral; atendimento a casos de abuso de álcool e outras drogas.

Remuneração e benefícios

Na AMAGGI, a gestão de remuneração e benefícios baseia-se nas necessidades dos negócios, de acordo com a cultura da empresa e as melhores práticas do mercado. Em 2016, duas grandes ações representaram bem as iniciativas dessa área:

Pesquisa de mercado: com suporte da consultoria Hay Group, a pesquisa buscou avaliar a aderência da AMAGGI às melhores práticas de remuneração e benefícios em nível nacional e regional, permitindo concluir que as práticas da companhia estão alinhadas ao mercado e, em alguns pontos, acima do que é praticado pelos concorrentes;

Mudança de metas no Programa de Participação nos Resultados (PPR): o novo Programa de Metas, que antes era restrito apenas aos gestores, foi ampliado para todos os colaboradores. Esse novo modelo foi apresentado em todas as unidades da empresa, com a participação de todos os gestores, e será uma oportunidade para intensificar a prática da justiça e da meritocracia na AMAGGI.