Posicionamento Global de Sustentabilidade


Em seu processo de crescimento, a AMAGGI soube integrar cada etapa de sua cadeia produtiva, identificando oportunidades e incorporando desafios. Assim, ao longo de mais de quatro décadas de existência, foi aumentando suas operações, até alcançar o tamanho atual.

As operações internacionais foram iniciadas em 2008, e a AMAGGI tornou-se uma multinacional com sede brasileira. Expandindo continuamente sua atuação internacional, em apenas seis anos a companhia já realizava operações na Argentina, Paraguai, Holanda, Suíça, Noruega e China.

A AMAGGI vem trabalhando pela sua consolidação em escala global, a partir de um cuidadoso plano de expansão, que procura garantir a todas as operações da companhia – nacionais e internacionais – a premissa de atuação alinhada ao desenvolvimento sustentável. É nesse contexto que a companhia decidiu formalizar e publicar seu Posicionamento Global de Sustentabilidade, de modo a unificar sua atuação socioambiental e aprofundar a sinergia de suas operações pelo mundo.



Além de unificar sua atuação socioambiental, o Posicionamento Global de Sustentabilidade da AMAGGI pretende dar maior clareza aos compromissos relevantes para sua perenidade, integrar a sustentabilidade na estratégia de expansão da empresa e permitir um desdobramento orgânico de seu posicionamento global para sua atuação nacional, regional e local.

Um dos reconhecimentos necessários para uma atuação verdadeiramente sustentável é o de que não é possível uma empresa alcançar, sozinha, um desempenho compatível com esse objetivo. Somente o trabalho em parceria com a sociedade civil, ONG, fornecedores, clientes e governo, entre outros, é capaz de proporcionar escala aos resultados.

É com esses horizontes que o Posicionamento Global de Sustentabilidade da AMAGGI se estrutura, em torno dos seguintes princípios:

Ter viabilidade econômica, agregar valor aos acionistas e colaboradores, e compartilhar valor com a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento local;

Ser social e ambientalmente responsável, e promover a melhoria contínua da gestão socioambiental em suas operações e na cadeia de valor;

Garantir a boa governança e a transparência de sua atuação, por meio da conformidade legal e da gestão de riscos;

Promover o respeito aos direitos humanos e ao trabalho digno, em suas operações e na cadeia de valor;

Promover o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, valorizando a diversidade e buscando a melhoria contínua das condições de trabalho, saúde e segurança;

Contribuir com a promoção da segurança alimentar e nutricional.


Os compromissos assumidos no Posicionamento Global de Sustentabilidade da AMAGGI foram contemplados nas decisões da empresa, que pretende, em 2017, engajar parceiros e disseminá-lo para sua cadeia de valor.

Plano de Sustentabilidade com Visão até 2025

Com o objetivo de integrar as estratégias das áreas de negócio para os próximos anos e o Posicionamento Global de Sustentabilidade, a AMAGGI criou um Plano de Sustentabilidade com Visão até 2025. O plano foi divido em blocos estratégicos, com desdobramentos em ações para cada tema, e que contemplam as quatro áreas de negócio da companhia, bem como a Fundação André e Lucia Maggi.

Em 2016, a AMAGGI realizou a consolidação interna do escopo do Posicionamento Global de Sustentabilidade, com o cuidado de avaliar sua capacidade de assumir e cumprir os compromissos. O processo passou por aprimoramento contínuo com a Alta Direção, buscando uma integração ainda maior com as estratégias dos negócios e tendo a transparência como princípio. Por meio de seu Plano de Sustentabilidade com Visão até 2025, a AMAGGI pretende não apenas se posicionar, mas também engajar seus parceiros e todo o setor.

Nesse mesmo ano, a companhia iniciou um processo de revisão e nova priorização das ações socioambientais da AMAGGI e da Fundação André e Lucia Maggi, tendo como base a Visão 2025. A consolidação desse processo está prevista para 2017, e será possível acompanhar o cumprimento das metas estabelecidas em curto, médio e longo prazo.

O detalhamento do Posicionamento Global de Sustentabilidade da AMAGGI e do Plano de Sustentabilidade para 2025 será lançado ainda em 2017, em uma plataforma on-line, e poderá ser acessada por todas as partes interessadas (stakeholders) da AMAGGI.



BLOCOS ESTRATÉGICOS