Mensagem do Presidente
G4-1



Em 2017, a AMAGGI completa 40 anos. Celebraremos essas quatro décadas de trabalho com a certeza de que a busca pelo aperfeiçoamento constante é um ponto chave de nossa evolução. Por isso, é com satisfação que compartilhamos aqui as ações realizadas em 2016, dando continuidade a nossa missão de contribuir para o desenvolvimento do agronegócio, respeitando o meio ambiente e melhorando a vida das pessoas e das comunidades onde estamos presentes.

O último ano apresentou um cenário desafiador. Além da crise atravessada pelo país, o setor foi afetado por questões climáticas, o que impactou a originação de grãos. Mas nossos esforços de gestão e busca por eficiência em todas as áreas permitiram fechar 2016 com um faturamento global de US$ 3,44 bilhões, no Brasil e no exterior (Argentina e Paraguai). Ainda inauguramos a misturadora de fertilizantes em Comodoro, iniciamos a implantação de uma plataforma de gestão e monitoramento da cadeia de grãos, o ORIGINAR - Originação AMAGGI Responsável, ampliamos a atuação no Corredor Norte para escoamento de grãos – por meio da aquisição de 50% da Estação de Transbordo em Miritituba e do Terminal Portuário de Barcarena –, e ampliamos as parcerias já iniciadas com outras grandes empresas do agronegócio.

Para 2017, projetamos crescimento em volume de soja e milho, embora a entrada de novos participantes no mercado de originação possa impactar as margens de negociação com o produtor. Nosso empenho em buscar uma produção mais eficiente tem nos permitido crescer aproximadamente 10% em produtividade nas áreas plantadas, sem aumento da superfície utilizada.

A AMAGGI trabalha em mercados específicos e exigentes, por isso temos grande cuidado em atuar de forma transparente e em constante melhoria. Estamos preocupados com toda a cadeia de grãos e contamos com uma estrutura que estimula o desenvolvimento dos produtores e dos fornecedores locais, o que se reflete também em diversas certificações que atendem a critérios socioambientais e de qualidade. Acreditando nessa ferramenta, a AMAGGI lançou seu próprio padrão de certificação, o AMAGGI Responsible Soy Standard (A.R.S.), que promove a cultura da gestão socioambiental junto aos fornecedores de grãos.

O trabalho da AMAGGI tem sempre em vista a perenidade do negócio, que está estreitamente ligada à sustentabilidade, a qual permeia todo nosso processo de gestão, operações e cadeia de valor. Pautados nos princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), investimos também em ações e parcerias com diversos setores, como a sociedade civil, organizações não governamentais (ONG), fornecedores, clientes e governo, para desempenhar nossos negócios de forma cada vez mais sustentável.

Com 40 anos de existência, nos orgulhamos de abraçar o desafio de ser uma empresa ainda mais global e referência em desenvolvimento sustentável. Sabemos que as respostas aos nossos desafios estarão cada vez mais na sustentabilidade, no reconhecimento da complexidade da cadeia produtiva e no apoio à agricultura sustentável.

A todos, boa leitura!


Waldemir Ival Loto
Presidente executivo da AMAGGI